::Grupo1::Grupo2::Grupo3::Grupo4::Grupo5::Grupo7::Grupo8::Grupo9::Grupo10::

bkcl1a.gif

Relacionando as necessidades do dia-a-dia da escola com os apontamentos do autor, comente:


"Tratar prática e reflexão como formas interdependentes de conhecimento.
Como assumir uma prática reflexiva?"


Para inserir seus registros, clique em EDIT; faça suas considerações,
lembrando de colocar seu nome e a DATA; salve clicando em SAVE.

Assumir uma prática reflexiva parte da tua atitude como profissinal. Atitude de busca, avaliação constante do próprio trabalho (sucessos e fracassos), disposição para mudanças, leituras, pesquisas, participação em eventos e seminários, dialógo com os colegas ouvindo suas ponderações, pensando com ele e propondo novas alternativas.



Concordamos com o parágrafo dos colegas. É impossível trabalhar em educação sem reflexão, que norteia a avaliação de cada aluno, de cada dia, de cada atividade, de nossa prática, de nossas concepções, do que precisamos ainda descobrir para melhorar e atingir o aluno.
Karen e Roseli
Eroni e Rosângela
13/07/2006

A prática reflexiva supõe uma mudança de postura, respeitando as diferenças e fazendo novas reconstruções. O importante também é observar como o processo está ocorrendo, em que ponto cada pessoa está nele, a fim de podermos interferir, respeitando o tempo de cada um, mas com uma paciência impaciente, sempre buscando novas alternativas mais eficazes.
Marino
Rejane
13/07/06
_

Ação e reflexão andam sempre de mãos dadas, nem tem como as mesmas andarem disassiciadas uma é dependente da outra, esta ação reflexiva se faz necessário para que possamos, digerir, repensar, do que, porque e para que tomamos tais atitudes ou procedimentos, voltando-se sempre por primeiro para o nosso "eu", pois se partirmos do presuposto de de tudo esta no externo poderemos cair no ponto incial da lógica de que tudo esta no externo, ou seja, se fizermos uma reflexão de que os atos e fatos nada tem a ver com o eu, mas sim com as atitudes e nos outros.
No plano didático pedagogico a reflexão é um elemento de vital importância, agir e refletir, mas refletir para que, ai que mora o fator principal que esta reflxão, ela traz suabsídios fundamentais do crescimento, de comparação e relação de atos e fatos , crescimento este que faz com que possamas discutir, internizar, elaborar tais ações e devolve-las no plano didático com mais qualificação, e este ´é o fator mais importânte neste processo de aprendizado, e se torna quase um fator natural no estabelecimentos de relações do dia a dia do professor, assim como em qualquer ato da vida.
Esta Reflexão se torna parte do cotidiano nos mínimos gestos, boas ou más ações , sendo que o nosso padrão de aprendizado não é línear e sim ciclico no Agir e depois Refletir.....Refletir e depois agir.......Agir e depois Refletir....

Adilson Martins Correa
14/07/2006 - São Vitor___