::Grupo1::Grupo3::Grupo4::Grupo5::Grupo6::Grupo7::Grupo8::Grupo9::Grupo10::

bkcl1c.gif
Relacionando as necessidades do dia-a-dia da escola com os apontamentos do autor, comente:

"Na lógica da inclusão,..., tudo se relaciona com tudo na precariedade, na complexidade e na ambivalência nisso implicadas..."
"Como ensinar e aprender pela lógica da inclusão?"


Para inserir seus registros, clique em EDIT; faça suas considerações,
lembrando de colocar seu nome e a DATA; salve clicando em SAVE.

Caxias do Sul 13 de julho de 2006 - Grupo 2 - Leandro e Rosa
Atualmente a logica da inclusão está cada vez mais presente na escola de hoje, apesar de estar sendo muito dificil pois ainda se tem a idéia da logica da exclusão. Para ensinar e aprender pela lógica da inclusão é necessário relacionar com na precariedade na complexidade e na ambivalência.Sendo que na precariedade a prática é muito difícil de sustentar pois os critérios são internos ao sistema.Na complexidade não dá para dissociar ou decompor as partes que constituem o todo escolar com a simplicidade ou redução praticadas pela logica da exclusão.Na ambivalencia as referências relacionais são sempre multiplas, pois somos uma coisa segundo uma referência, ou outra coisa segundo outra referência.


Para uma prática educativa inclusiva temos que superar alguns desafios como a atualizar-se constantemente, desenvolvendo novas habilidades e competências e principalmente dispondo-se a de ensinar e aprender em um contexto mais investigativo do que transmissivo.
Rosinéte e Stela.

Caxias do Sul- 13/07/2006
A Lógica da Inclusão refere-se a ensinar <=> aprender, aonde não há "primeiro" o professor e "depois" o aluno, aonde a comunidade escolar faz parte de um todo que é construído coletivamente, de forma reflexiva e cooperativa. Aprender a conviver com a diversidade das pessoas, pensamentos, opiniões e principalmente fazendo da reflexão um momento para parar <=> avaliar <=> modificar <=> construir <=> e desconstruir.
Monica e Simone


Concordamos com o comentário da Monica e da Simone que resumiram muito bem a idéia da Lógica da Inclusão. Acrescentamos que na escola de hoje um dos desafios não são os conteúdos a serem ensinados , mas sim ,o desenvolvimento de competências e habilidades.
Ana Cláudia e Márcia 13.07.06----




Concordamos plenamente com as colegas pois acreditamos que a prática inclusiva é principalmente com ações mais investigativas, interativas e socializadoras que práticas tradicionais de reprodução.
Cinara e Lair

ANGELA - 14/07/2006
Estamos, ainda, passando por uma transição de escola exclusiva para escola inclusiva.Estamos passando de um tempo em que o professor era o transmissor e o aluno o receptor, para um tempo em que aluno e professor interagem. Um tempo em que o aluno é visto em sua totalidade e onde habilidades e competências são desenvolvidas por educandos e educadores, onde o desejo de aprender não se restringe ao educando.
Ação <=>Reflexão<=>Ação113081.JPG113081.JPG